Placeholder image

Sobre o Projeto R-SSEB

O modelo de estimativa de evapotranspiração R-SSEB (Regional Simplified Surface Energy Balance) foi desenvolvido por Araújo (2014) durante o curso de doutorado em Meteorologia com objetivo de propor uma metodologia para operacionalização do balanço de energia em escala regional somente a partir dados de sensores remotos. Este projeto foi ampliado durante o curso pós-doutorado do Dr. Argemiro L. Araújo para divulgação dos dados obtidos na pesquisa.

Os dados estão sendo disponibilizados para utilização imediata no formato JPEG. Também podem ser obtidos os dados em ponto de grade no formato XLS e os arquivos raster interpolados no formato IMG.

ET Mensal R-SSEB

Os dados de evapotranspiração mensais do R-SSEB são obtidos em pontos de grade com espaçamento equidistante de 10 Km para toda a região Nordeste do Brasil a partir dos produtos MOD09A1 e MOD11A2 do MODIS/Terra. O total acumulado mensal é interpolado para a resolução de 1 Km pelo método de Kriging com projeção Geográfica e Datum Sirgas 2000.

Download dos Dados: ET Mensal R-SSEB

NDVI Médio Mensal

Os dados de NDVI médios mensais são obtidos em pontos de grade com espaçamento equidistante de 10 Km para toda a região Nordeste do Brasil a partir do produto MOD09A1 do MODIS/Terra. Os dados são obtidos com intervalos de 8 dias e refinados para remoção de pixels com falhas. A média mensal é interpolada para a resolução de 1 Km pelo método de Kriging com projeção Geográfica e Datum Sirgas 2000.

Download dos Dados: NDVI Mensal R-SSEB

Albedo Médio Mensal

Os dados de Albedo médios mensais são obtidos em pontos de grade com espaçamento equidistante de 10 Km para toda a região Nordeste do Brasil a partir do produto MOD09A1 do MODIS/Terra. Os dados são obtidos a partir da calibração proposta por Tasumi et al. (2008) com intervalos de 8 dias e refinados para remoção de pixels com falhas. A média mensal é interpolada para a resolução de 1 Km pelo método de Kriging com projeção Geográfica e Datum Sirgas 2000.

Download dos Dados: Albedo Mensal R-SSEB

Ts Média Mensal

Os dados de Temperatura da Superfície (Ts) médios mensais são obtidos em pontos de grade com espaçamento equidistante de 10 Km para toda a região Nordeste do Brasil a partir do produto MOD11A2 do MODIS/Terra. Os dados são obtidos a partir do produto da respectiva banda de Ts pelo fator de escala. A média mensal é interpolada para a resolução de 1 Km pelo método de Kriging com projeção Geográfica e Datum Sirgas 2000. As áreas sem dados correspondem a presença de nuvens e/ou pixels com falhas.

Download dos Dados: Ts Mensal R-SSEB